Direciona para https://simbolosmunicipais.com.br/sp/pederneiras/simbolos-municipais Bandeira, Brasão e Hino de Pederneiras - SP - Símbolos Municipais
s í m b o l o s
Pederneirense

Pederneiras

São Paulo / Brasil

Símbolos Municipais de Pederneiras


Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Pederneiras.

Bandeira de Pederneiras


A autoria da Bandeira de Pederneiras é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Pederneiras se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].



Bandeira retangular em cor azul tendo uma faixa branca em diagonal. No centro um círculo verde, tendo no seu bojo em cruz, verticalmente e horizontalmente se encontrando a palavra PEDERNEIRAS, em preto. Apontando para o centro, quatro flechas, duas azuis e duas vermelhas, sendo as vermelhas colocadas no sentiodo horário, às 11 horas e as 5 horas e as de cor azul à 1 hora e as 7 horas. No canto esquerdo inferior três estrêlas brancas.

LEI Nº 1.015 de 09.11.1972

O Blau azul representa o firmamento e os ideais límbidos de Pederneiras. O círculo em sinople verde significa as matas e o solo e dadivoso da cidade. As flexas lembrando a todos que Pederneiras se localiza com prescisão no Centro Geográfico do Estado de São Paulo.

A cor vermelha (goles) significa a pujança e a luta na conquista do Minicípio. A faixa branca diagonal, a pureza dos ideais socio-políticos-econômicos da nossa cidade. Finalmente as três estrêlas representam os três distritos, Guaianás, Santelmo e Vanglória.

Download da Bandeira

           



Brasão de Pederneiras


A autoria do Brasão de Pederneiras é de 0. A regulamentação do Brasão de Pederneiras se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Pederneiras é [ aguarde atualização ].



LEI Nº 479 de 23 de abril de 1957

O Escudo português lembra a origem lusitana de nosso país, como homenagem ao povo descobridor. A cruz latina e as três estrêlas de ouro significam, repectivamente, a sede paroquial de Botucatu (Freguesia de Santana), e os sertanistas Manoel dos Santos Simões, Manoel Leonel dos Sanots e João Leonel dos Santos (paiu e dois filhos) que chegaram em 1848, fundando a “Fazenda Pederneiras”, que deu origem ao povoado, hoje cidade em franco progresso.

O campo azul reflete o céu luminoso da terra bandeirante. As Três flechas de ouro vermelho simbolizam as lutas travadas entre os índios e os sertanistas que se dirigiam apara o Oeste à procura das riquezas nativas, dilatanto, ainda, a linha de Terdesilhas para as raias do Continente Sul-Americano; lembram, também, as três flechas que suplicaram São Sebastião, sob cuja invocação foi erigida a primeira capela de São Sebastião da Alegria, – hoje elevada a categoria de Matriz, após reformas consecutivas, cujo solo foi palco de cruentas lutas entre os sevícolas e os primeiros habitantes, sendo que, numa refrega, de surpresa, tombou heroicamente o velho sertanista Manoel dos Santos Simões. A cor vermelha representa lutas e ardis. O rio de prata em campo verde simboliza o Tietê, – via de acesso às selvas bandeirantes desde os primeiros tempos as nacionalidade. As duas pederneiras faiscantes, simbolizam a grande quantidade de pedra-de-fogo encontrada no local, de cujo atrito espargem contelhas luminosas. O café e o arroz, produtos agrícolas que, aliados a tantos outros, representam a riqueza agrícola do Município. O verde cor da esperança, simboliza o tapete verdejante da pujança florestal da região. A data de 1848, lembra a fundação de Pederneiras pelas três primeiros habitantes, e, a data 1891, assinala a criação do município com a denominação de Sào Sebastião da Alegria, desmembrado do de Lençois ao qual estava incorporado desde 24 de abril de 1865, abastecendo-se na época a população, no comércio da Vila de Fortaleza, hoje, estação de Piatã.

Download do Brasão

           





Hino de Pederneiras


A autoria da letra do Hino de Pederneiras é de Roberto Gonçalves Juliano e a autoria da música do Hino de Pederneiras é de Maestro Vidal França. A regulamentação do Hino de Pederneiras se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].

Letra

Pedra de fogo, Água cristalina,
Tietê hoje e Hidrovia,
Uma história que vem de Minas:
Três sertanistas, Na terra roxa,
Sementes da paz, Que aqui germina.

Fomos forjados De amores Brasileiros,
Um universo de cores E timbres estrangeiros

São bem bonitas Nossas Bandeiras,
Dizem bem alto De Pederneiras.

Somos irmão, partes da mesma flor,
Destino do sangue que o azul irrigou.

São muitas raças, encontros de amor,
O mundo inteiro no meu interior.

Rio Tietê, canto com você uma vida inteira;
Há muitas estórias vivas na memória de Pederneiras.

Pedra de fogo, Água cristalina,
Tietê hoje e Hidrovia,
Uma história que vem de Minas:
Três sertanistas na terra roxa,
Sementes da paz, Que aqui germina.

Fomos forjados De amores Brasileiros,
Um universo de cores E timbres estrangeiros

São bem bonitas Nossas Bandeiras,
Dizem bem alto De Pederneiras.

Somos irmão, partes da mesma flor,
Destino do sangue que o azul irrigou.

São muitas raças, encontros de amor,
O mundo inteiro no meu interior.

Rio Tietê, canto com você uma vida inteira;
Há muitas estórias vivas na memória de Pederneiras.

Download do Hino


           





Última Atualização

03/03/2025 00:00



Compartilhar

Reivindicar Autoria